O mercado da
estamparia têxtil tem passado por um boom nos últimos anos, marcas e estilistas
encontraram na estampa uma maneira de se destacar dentro dentro do competitivo
mercado da moda, dando identidade e exclusividade às suas criações.
Coincidentemente, as técnicas de estamparia em tecido evoluíram muito.Depois de
atravessar o período dos blocos ,batiks, e rolos de madeira, advém aos atuais
quadros, cilindros rotativos, transfers e, por fim , ao moderno processo de
jato de tinta, batizado de estamparia digital.
Como consequência dos
avanços e crescimento do setor, as empresas tiveram que utilizar da contratação
de designers para estamparia, profissionais que se encarregam de desenvolver a
arte que vão ilustrar nosso produto final. Sendo o designer de estamparia um
mercado novo no Brasil e a técnica de se imprimir sobre tecidos e infinidades
de objetos ser milenar, esses profissionais devem ser altamente especializados
e no mercado em si há bastante carência deste profissionais.
A importância da
identidade criada com a estamparia cresceu com o tempo e a globalização do
mercado. Segundo a ABIT- associação brasileira de industrias têxtil e de
confecção, com a internacionalização de marcas , a competitividade ficou mais
acirrada e as estampas cada vez mais desempenham papel fundamental no processo
,percepção de valor de produto pelos consumidores, funcionando como atrativo
maior na hora da escolha entre um artigo e outro, uma ou outra marca.
Além da valorização da
estamparia têxtil, os avanços tecnológicos contribuem para o desenvolvimento e
expansão do setor. A variedade de tintas e possibilidades de efeitos são grande, o leque de opções vão dos conhecidos
efeitos de plastificado ou métodos de flocagem, que dão a estampa um toque
aveludado, a novidades , como tintas que simulam couro ou resultantes em
estampas aromatizadas, como cheiro de frutas ou essências, por exemplo.
Os avanços mais
significativos são resultado do surgimento da estamparia digital. Através desta
tecnologia , os desenhos são desenvolvidos em softwares e os dados do arquivo
vão direto do computador para uma impressora de jato de tinta, especialmente
desenvolvidas para substratos têxteis , dispensando a etapa de separação de
cores, impressão de fotolitos e gravação de tela ou cilindros, substituindo
assim a serigrafia manual, cujo processo de produção era mais demorado.
Por
carregar alto custo, inicialmente a tecnologia foi usada apenas para metragens
curtas, tecidos com agregado valor comercial , protótipos e amostras.
Porém, com a demanda
do mercado, a estamparia digital está com um crescimento bastante acelerado e
com crescimento de 30,7 % ao ano, faz deste mercado bastante promissor, já que
garante uma qualidade digital surpreendente , com velocidades de produção
inigualável.
O crescimento do setor
desencadeou sua profissionalização, mas esse processo é ainda recente, embora o
design de estampas seja alvo de temas e cursos de habilitação em moda, falta
mercado de profissionais capacitados para fazer um diferencial, que é mais
cobrado no campo das artes gráficas e criatividade.
A serigrafia tradicional , (silk screen) , remonta de bastante tempo, mais ainda é muito utilizada, mas a serigrafia digital veio para revolucionar o mercado, pois permite imprimir tudo o que você conseguir imaginar, além de possibilitar criar desenhos ilimitados e com qualidade fotográfica você tem amostras antes de iniciar a produção, a personalização e exclusividade aos clientes, baixo consumo de energia e aguá, sistema rápido e limpo de distribuição de tintas , redução de perdas, menos poluentes e funciona como uma impressora de papel, possibilitando desenhos fieis , com mais cores e riquezas de detalhes do que nos métodos tradicionais.
“Com a estamparia digital, o cliente tem a
possibilidade de fazer pequenos pedidos, não há o porquê de gravar matrizes,
quadros ou cilindros, no caso da indústria têxtil, então o cliente ele tem uma
agilidade de entrega, uma qualidade incomparável quando comparado ao processo
convencional e tem a possibilidade de não termos estoques.
O trabalho pode ser feito de duas
formas: ou o cliente envia o desenho pronto de como quer a estampa no tecido ou a arte é desenvolvida na empresa.
A estampa digital basicamente é focada
em exclusividade porque hoje em dia o mercado não quer o que todo mundo tem, ele quer uma coisa que
seja dele
Portanto é preciso conhecer o que dita a moda, estar atento aos gostos das pessoas e procurar fugir do óbvio para se destacar num mercado onde há muita disputa, como em qualquer outro setor, mas o mais importante é estar de olho na linguagem da moda e usar criatividade nas peças para se criar diferenciais que farão alavancar o poder de vendas e reconhecimento do produto ou marca
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