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Serigrafia- a arte de imprimir- tendências





O mercado da estamparia têxtil tem passado por um boom nos últimos anos, marcas e estilistas encontraram na estampa uma maneira de se destacar dentro dentro do competitivo mercado da moda, dando identidade e exclusividade às suas criações. 

Coincidentemente, as técnicas de estamparia em tecido evoluíram muito.Depois de atravessar o período dos blocos ,batiks, e rolos de madeira, advém aos atuais quadros, cilindros rotativos, transfers e, por fim , ao moderno processo de jato de tinta, batizado de estamparia digital.

Como consequência dos avanços e crescimento do setor, as empresas tiveram que utilizar da contratação de designers para estamparia, profissionais que se encarregam de desenvolver a arte que vão ilustrar nosso produto final. Sendo o designer de estamparia um mercado novo no Brasil e a técnica de se imprimir sobre tecidos e infinidades de objetos ser milenar, esses profissionais devem ser altamente especializados e no mercado em si há bastante carência deste profissionais.

A importância da identidade criada com a estamparia cresceu com o tempo e a globalização do mercado. Segundo a ABIT- associação brasileira de industrias têxtil e de confecção, com a internacionalização de marcas , a competitividade ficou mais acirrada e as estampas cada vez mais desempenham papel fundamental no processo ,percepção de valor de produto pelos consumidores, funcionando como atrativo maior na hora da escolha entre um artigo e outro, uma ou outra marca.

Além da valorização da estamparia têxtil, os avanços tecnológicos contribuem para o desenvolvimento e expansão do setor. A variedade de tintas e possibilidades de efeitos são  grande, o leque de opções vão dos conhecidos efeitos de plastificado ou métodos de flocagem, que dão a estampa um toque aveludado, a novidades , como tintas que simulam couro ou resultantes em estampas aromatizadas, como cheiro de frutas ou essências, por exemplo.

Os avanços mais significativos são resultado do surgimento da estamparia digital. Através desta tecnologia , os desenhos são desenvolvidos em softwares e os dados do arquivo vão direto do computador para uma impressora de jato de tinta, especialmente desenvolvidas para substratos têxteis , dispensando a etapa de separação de cores, impressão de fotolitos e gravação de tela ou cilindros, substituindo assim a serigrafia manual, cujo processo de produção era mais demorado.

Por carregar alto custo, inicialmente a tecnologia foi usada apenas para metragens curtas, tecidos com agregado valor comercial , protótipos e amostras.

Porém, com a demanda do mercado, a estamparia digital está com um crescimento bastante acelerado e com crescimento de 30,7 % ao ano, faz deste mercado bastante promissor, já que garante uma qualidade digital surpreendente , com velocidades de produção inigualável.

O crescimento do setor desencadeou sua profissionalização, mas esse processo é ainda recente, embora o design de estampas seja alvo de temas e cursos de habilitação em moda, falta mercado de profissionais capacitados para fazer um diferencial, que é mais cobrado no campo das artes gráficas e criatividade.

A serigrafia tradicional , (silk screen) , remonta de bastante tempo, mais ainda é muito utilizada, mas a serigrafia digital veio para revolucionar o mercado, pois permite imprimir tudo o que você conseguir imaginar, além de possibilitar criar desenhos ilimitados e com qualidade fotográfica você tem amostras antes de iniciar a produção, a personalização e exclusividade aos clientes, baixo consumo de energia e aguá, sistema rápido e limpo de distribuição de tintas , redução de perdas, menos poluentes e funciona como uma impressora de papel, possibilitando desenhos fieis , com mais cores e riquezas de detalhes do que nos métodos tradicionais.


“Com a estamparia digital, o cliente tem a possibilidade de fazer pequenos pedidos, não há o porquê de gravar matrizes, quadros ou cilindros, no caso da indústria têxtil, então o cliente ele tem uma agilidade de entrega, uma qualidade incomparável quando comparado ao processo convencional e tem a possibilidade de não termos  estoques.

 O trabalho pode ser feito de duas formas: ou o cliente envia o desenho pronto de como quer a estampa no tecido ou a arte é desenvolvida na  empresa.

 A estampa digital basicamente é focada em exclusividade porque hoje em dia o mercado não quer o que todo mundo tem, ele quer uma coisa que seja dele

Portanto é preciso conhecer o que dita a moda, estar atento aos gostos das pessoas e procurar fugir do óbvio para se destacar num mercado onde há muita disputa, como em qualquer outro setor, mas o mais importante é estar de olho na linguagem da moda e usar criatividade nas peças para se criar diferenciais que farão alavancar o poder de vendas e reconhecimento do produto ou marca



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